terça-feira, 17 de maio de 2011

HIPOTIREÓIDISMO

OLÁ  MENINAS!


Esse tempo aqui tá bom pra ficar em baixo das cobertas...dá uma peguiçinha...que aliás ultimamente tenho tido muita. Hoje fui na minha ginecologista saber como andam as coisas  e ela me pediu um monte de exames pra saber dos meus hormônios (prolactina, FSH,etc...),  e pedi também a dosagem dos hormônios da Tireóide pois quem tem o problema deve fazer de 6 em 6 meses para ter controle e saber se a  medicação  está tendo resultado. Já faz um ano que não verifico a minha, relaxamento né? Mas tomo remédio todos os dias em jejum ... não posso esquecer. Deixo pra vocês um post sobre hipotireóidismo que tira muitas dúvidas a respeito e apesar de longo, vale a pena ler.
Beijus lindonas!!!!!!!!

Hipotireoidismo
O que é hipotireoidismo?
Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide (“tireóide preguiçosa”). O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Ocorre mais freqüentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial (atingir vários membros de uma mesma família).
Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.
Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Ou seja, vários outros problemas de saúde podem causar sintomas bastante semelhantes aos do hipotireoidismo. Por isso, algumas vezes os sintomas são atribuídos a outras doenças que podem apresentar algumas manifestações semelhantes, tais como: anemia, depressão e deficiência de vitaminas, e o diagnóstico de hipotireoidismo pode ser feito anos após o início das queixas do paciente. Felizmente, hoje em dia os médicos conhecem melhor as características do hipotireoidismo e fazem o diagnóstico mais precocemente.
Quais são as causas do hipotireoidismo?
Nos adultos, a causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto, ou simplesmente doença de Hashimoto. Nessa doença, o sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) ataca a glândula tireóide e causa dano a essa glândula, comprometendo a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos. Por isso, a doença de Hashimoto faz parte de um grupo de doenças chamadas auto-imunes.
O hipotireoidismo pode ser causado também por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da tireóide produzir hormônio, como, por exemplo: o uso de iodo radioativo (para tratamento de hipertireoidismo, que é o oposto do hipotireoidismo) ou a cirurgia, com retirada parcial ou total da tireóide (para tratamento de outros problemas nessa glândula). Leia mais sobre hipertireoidismo clicando aqui.
Outra causa de hipotireoidismo, bastante rara, é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH, o hormônio que estimula o funcionamento da tireóide. Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos e, portanto, provocar hipotireoidismo (por exemplo: amiodarona, xaropes para tosse contendo iodo, carbonato de lítio).
Há casos, ainda, em que a tireóide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito, que geralmente é diagnosticado já no berçário através do teste do pezinho.
Quais as conseqüências do hipotireoidismo?
Em adultos, o hipotireoidismo (se não for tratado corretamente) leva a uma significativa redução da sua performance física e mental, além de poder causar elevação dos níveis de colesterol, que aumentam as chances de algum problema cardíaco. Além disso, o hipotireoidismo severo, sem tratamento, pode evoluir ao longo do tempo até uma situação dramática e com grande risco de vida, o chamado coma mixedematoso, que se apresenta como redução da temperatura corporal, perda de consciência e mau funcionamento do coração.
O diagnóstico de hipotireoidismo é especialmente importante quando é feito durante a gestação, pois a falta de hormônios tireoidianos pode afetar profundamente o desenvolvimento do bebê, provocando retardo mental e atraso do crescimento. No entanto, esses problemas para o bebê são prevenidos pelo tratamento precoce da mãe com a reposição de hormônio tireoidiano.
Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?
Geralmente o diagnóstico é confirmado através de um simples exame de sangue. Os exames que ajudam no diagnóstico do hipotireoidismo são: a dosagem de TSH (que é um hormônio produzido pela hipófise, e que estimula o funcionamento da tireóide), e a dosagem de hormônios tireoidianos (T4 e T3).
Classicamente, o diagnóstico de hipotireoidismo é feito quando o paciente apresenta TSH aumentado e T4 baixo no sangue. Entretanto, em casos muito leves de hipotireoidismo, ou quando este está apenas no início, pode-se encontrar TSH aumentado com T4 normal. Ou seja, o nível de TSH aumenta antes que o nível de T4 caia abaixo do normal. Essa situação, em que o TSH está elevado com T4 normal, é chamada de hipotireodismo subclínico. Entre os dois exames de sangue, o TSH é o mais importante, já que o T4 pode variar mais de um dia para o outro ou de uma coleta para a outra; por isso o médico vai prestar mais atenção ao TSH do que ao T4 para fazer o diagnóstico de hipotireoidismo.
TIREÓIDE NORMAL
TSH e T4 normais
HIPOTIREOIDISMO INICIAL OU LEVE (SUBCLÍNICO)
TSH alto e T4 normal
HIPOTIREOIDISMO INSTALADO (CLÍNICO)
TSH alto e T4 baixo
Outro exame que pode trazer alguma informação é a dosagem de anticorpos contra a tireóide, que geralmente estão aumentados quando a causa de hipotireodismo é a doença de Hashimoto. Os anticorpos que podem ser dosados em laboratório são o anti-tireoperoxidase (ou anti-TPO) e o anti-tireoglobulina (ou anti-TG).
Como é tratado o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é a falta de hormônio tireoidiano. Portanto, o tratamento é feito com a reposição desse hormônio, na forma de comprimidos tomados por via oral. A medicação de escolha é a levotiroxina, que é uma forma farmacológica do hormônio T4. Depois do início da medicação, o paciente comumente leva cerca de 2 semanas para sentir uma melhora importante dos sintomas do hipotireoidismo (podendo ser um pouco mais em casos mais graves).
A levotiroxina deve ser tomada todos os dias, pela manhã, para reproduzir o funcionamento normal da tireóide. Um cuidado importante é tomá-la em jejum (no mínimo 30 minutos antes do café da manhã), porque a ingesta de alimentos junto com a medicação diminui muito a sua absorção pelo intestino e, portanto, a sua eficácia.
Existem várias marcas de levotiroxina no mercado brasileiro, e todas são igualmente efetivas. No entanto, pode haver pequenas diferenças de ação entre uma marca e outra. Por isso, quando uma pessoa começou a usar uma marca de levotiroxina, deve preferencialmente continuar com a mesma marca (a não ser que o médico resolva trocar a medicação por algum motivo). Outro cuidado importante com a levotiroxina é que ela não deve ser manipulada, porque os comprimidos contêm quantidades muito pequenas do hormônio tireoidiano e nem sempre as farmácias de manipulação conseguem colocar a quantia exata do hormônio dentro das cápsulas.
Na maioria das vezes, as pessoas que têm hipotireoidismo precisam fazer o tratamento com levotiroxina para o resto da vida, mas em alguns casos a tireóide volta a funcionar normalmente depois de alguns meses. Se, por algum motivo, a medicação precisar ser trocada, é importante checar os níveis de TSH com exames de sangue após a troca do remédio, para garantir que a dose está sendo adequada.
Existem comprimidos de levotiroxina com várias doses diferentes, disponíveis nas farmácias (25, 50, 75, 88, 100, 112, 125, 150, 175 e 200mcg). O ajuste da dose da medicação é feito com base nas dosagens de TSH, o qual deve ser mantido dentro dos valores normais se possível. Se as doses de levotiroxina estiverem muito baixas para as necessidades do paciente, este pode não sentir melhora dos sintomas do hipotireoidismo ou voltar a apresentá-los. Se as doses estiverem muito altas, o paciente pode desenvolver hipertireoidismo (excesso de hormônio tireoidiano), que leva, a longo prazo, a enfraquecimento dos ossos, funcionamento anormal do coração e arritmias cardíacas, entre outros problemas. (Leia mais sobre hipertireoidismo clicando aqui.)
A necessidade de levotiroxina pode flutuar ao longo do tempo, dependendo de fatores como: outras doenças, gravidez, menopausa e uso de outras medicações. Por essa razão, é recomendável que o paciente com hipotireoidismo seja acompanhado regularmente por um médico, com exames de TSH e ajuste da dose da medicação se necessária.
Então, quem tem hipotireoidismo é uma pessoa doente para a vida toda?
Pessoas com hipotireoidismo precisam fazer o tratamento correto, com o uso diário de levotiroxina na dose mais adequada para sua situação. Se estiverem usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, elas podem ter uma vida saudável, feliz e completamente normal.
No entanto, se o hipotireoidismo não for tratado corretamente, ele pode se tornar um problema sério de saúde, comprometer a capacidade da pessoa realizar suas tarefas e até mesmo representar um risco de vida em casos extremos.
                Em que casos uma pessoa deve fazer exames para avaliar a tireóide?
Nem todas as pessoas precisam fazer exames de sangue para avaliar se a tireóide está funcionando corretamente. O médico é quem determina se alguém precisa ou não fazer uma dosagem de TSH, mas existem algumas situações em que é necessária essa avaliação, como, por exemplo:
  1. sintomas sugestivos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
  2. outras pessoas na família com doenças da tireóide;
  3. gravidez.
Alguns especialistas recomendam ainda que todas as mulheres com mais de 60 anos deveriam fazer pelo menos um exame de TSH, mesmo na ausência de sintomas, visto que o hipotireoidismo é muito comum nesse tipo de população, mas este ainda é um assunto controverso.

Adaptado de texto da The Hormone Foundation


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

8 comentários:

  1. pOXA BEM INTERESSANTE A POSTAGEM,E OLHANDO OS SINTOMAS TENHO VARIOS DELES,MAS JÁ FIZ UMA VEZ ESTES EXAMES E DERAM,NORMAL,MAS ASSIM QUE DER VOU VOLTAR AO MEDICO PARA REFAZE-LOS.
    bJOS .

    ResponderExcluir
  2. é eu tenho hipotireoidismo a mais de 11 anos, e trato, mas volta e meia tem q fazer manutenção de medicação, é complicado, mas fazer o que né... adorei teu post bem explicado
    bjim

    ResponderExcluir
  3. OI MÔNICA...VIM RETIBUIR SUA VISITINHA AMIGA E AGRADECER O CARINHO DO SEU COMENTÁRIO!!!! JÁ TE SIGO...AMEI SEU BLOG... O TÍTULO É MUITO CRIATIVO E A AUTOPREMIAÇÃO POR PERDA DE KILOS É O MÁXIMO!!!!

    EU NÃO SEI SE TENHO HIPOTIREOIDISMO, MAS PRECISO FAZER EXAMES PRA SABER URGENTE AMIGA!!!DESEJO QUE VC SE CUIDE, SUA SAÚDE É TUDO AMIGA E VOU FICAR ACOMPANHANDO SUA TRAJETÓRIA!!!! BJUSSSSSSS E FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
  4. Oieee..adorei a tua visita...sabe que ja fiz um post sobre isso. eu tenho tireoidite..uma inflamação da tireoide..tb tomo o remedio todos os dias em jejum...é uma luta ne...a minha ainda nao esta regulada...descobri a 2 meses...mas agora vou e estou cuidando..um beijaoo em vc..e boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembrou que preciso fazer meus exames, urgentementeee!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi querido, obrigada pelo carinho da visita, eu preciso ir ao ginecologista, tá passando do dia! Vou levar uma bronca..text muito bom e interessante. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie linda!!!
    Amei,amei e amei seu post, consegui tirar algumas duvidas que estava em relação a hipo.
    Vc acredita que hj eu fui fazer o restos dos exames que o Medico pediu...., chegando lá no laboratório fiz os exames de sangue e depois fui fazer aquele de tolerância a glicose, nossa eu passei tão mal que desmaiei lá 4 vezes hoje e o engraçado que a um mês atras eu tb já tinha desmaiado. O Medico disse que esses des. aios não são da hipo, amanha vou em outro Medico para ver o que esta acontecendo em quanto isso não posso fazer dieta nenhuma,parece ate uma coisa Ne , mais Deus sabe o que faz.
    Um beijaooooooooo

    ResponderExcluir

Gosto muito quando você comenta!